quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pathfinder Heróis e Monstros (Pathfinder Heroes and Monsters)

Esta semana, recebi meus cases de Pathfinder Heróis e Monstros, e os sentimentos que tive abrindo as micro caixinhas individuais onde vem escondidos cada uma destas miniaturas foram os mais diversos.

Precisei organizar o pensamento antes de começar a escrever, tamanho é o mix de sensações que estão a volta da coleção.

O primeiro a se dizer é; que após tanto tempo sem uma coleção de miniaturas decente é muuuuito agradável, poder abrir vários cases de miniaturas e ficar julgando cada miniatura assim que o booster é aberto. 

A segunda coisa a se dizer, é que é torturoso abrir os boosters.

A exemplo de Heroclix, as miniaturas de Pathfinder Heroes and Monsters, se apresentam com boosters individuais. Confesso que no calor de trinta e dois graus que está fazendo esta semana tomei um banho de suor para abrir cada caixinha e admirar seu conteúdo. Pelo menos alguns boxes vinham com duas minis, mas eram apenas os que continham os goblins.


De qualquer forma foi muito bom ter esta sensação de novo.

Agora falando do que compete as miniaturas, eu preciso dizer duas coisas: Primeiro não é D&D, Segundo não consigo NÃO comparar com D&D.

As miniaturas de Pathfinder seguem a mesma escala de D&D, inclusive Pathfinder é um sistema que opera um D&D 3e melhorado (segundo diz quem joga o sistema), logo não é dificil fazer as comparações.

No geral a leitura das miniaturas é agradável, mas considerando que a empresa adota designs diferentes para as criaturas, existem alguns detalhes a esclarecer, que muito vai da opinião pessoal do colecionador.

No geral as miniaturas dos heróis são as mais adequadas e com designs muito interessantes. O paladino, o ranger, o ladrão e a druida possui grande destaque. Esculturas lindas com pinturas muito bem elaboradas. No caso do ranger, a pintura podia ser melhor. No caso do ladrão o que arrasa mesmo é a pose. Os outros 4 heróis possuem poses e pinturas padrão, mas nenhum fica como ruim. O clerigo e o mago estão bons, e o gnomo fica realmente interessante mesmo com todas aquelas cores sobre ele. E uma das miniaturas que eu julgava que ia ser horrorosa que era a do anão guerreiro, em mãos se mostra excepcionalmente boa. Principalmente porque não existe o narigão que a imagem da Paizo parece mostrar.

Aqui devo dizer uma coisa. As imagens fornecidas pela Paizo em seu site das Miniaturas são praticamente um desserviço aos compradores. Pois a grande maioria das imagens nem chega perto do que as miniaturas são na real.

Quando começamos a falar dos monstros dai a coisa muda um pouco de figura. Com design próprio, as criaturas acabam sendo "singelamente" diferentes. Não tão diferentes para você não reconhecer do que se trata, mas diferente o suficiente para seu gosto entrar em cheque.

No geral, existem poses e esculturas excelentes. 

O que me agradou muito nas miniaturas é a coerência de uniformização. Quero dizer com isto que por exemplo, os Orcs parecem ser da mesma tribo, os Goblins parecem ser da mesma tribo, os Guardas parecem ser da mesma guarnição e até alguns monstros parecem agir em conjunto como o lobo e o lobisomen e a aranha gigante e a a aranha cavernosa. Isto torna fácil uma apresentação por parte do mestre quando se quer ressaltar uma unidade não ficando aquela salada de frutas que normalmente acontece.

O design da maioria dos monstros é a chave da questão. Confesso que os goblins de Pathfinder me agradaram, já os Orcs não. O visual da manticora, ogro e troll realmente não me impressionaram, alias na minha opinião as minis de D&D que retratam estas criaturas são deveras melhores.

Por outro lado, Ettin, Minotauro e quimera possuem esculturas diferentes mas que não comprometem. Alias me forço a dizer que gosto das três, mas de uma forma diferente. Dois comentários sobre estas miniaturas, a Quimera podia ter sido melhor trabalhada, com certeza o pessoal da Pathfinder não leu o meu blog na sessão de remodelar nenhum dos vários exemplos que dei de como deixar esculturas redondinhas quando se remodela uma miniatura. As duas cabeças extras de bode e dragão jogadas no corpo da leoa, tiraram esta miniatura da lista de mini rara excepcional e a colocaram na de mediana. Por outro lado a grande sacada da coleção vem com o Gigante de Gelo. A criatura vem com duas opções de uso de arma. Você pode escolher usar um machado ou uma espada. Para isto basta puxar a mão da criatura que um sulco se revela, onde você pode encaixar a outra arma.

Um grupo bem grande mortos vivos compõem o set, zumbi, esqueleto, múmia, vampiro e lich. O zumbi não me agrada, meio sem sal demais, o esqueleto é bacana mas fica aquela sensação de que podia ser melhor. A múmia lembra muito a de harbinger mas na versão de incomum. O vampiro esta realmente muito bom, embora pra mim a miniatura de vampiro de archfiends de D&D vai ser sempre a melhor. Mas o que arrebenta mesmo é o lich. Escultura magnifica e pintura excelente.

Alguns monstros padrões aparecem na coleção mas com destaque mediano; O homem lagarto seria excelente tanto em escultura como pintura senão tivessem feito a boca rosada, o gárgula e o espectro são bons, mas uma decepção fica por conta da medusa. A escultura é sinceramente uma das melhores, mas a pintura é realmente fraca. Afirmo que um bom repaint nesta miniatura a transforma por completo. Já está na minha lista.

Dentre os animais do set, a serpente é a mais fraquinha, já o rato atroz é outra miniatura que a imagem da Paizo não faz justiça a miniatura. O lobo esta simplesmente impecável. Digo que é o melhor lobo até agora do qual já coloquei a mão. E as aranhas estão excelentes.

Concluindo então os comentários com as miniaturas mais legais do set, que a meu ver são: O lobisomem, bem diferente das outras que vi, de tamanho médio e bem corpulento e agressivo, achei bem bacana, só não é nota 10, porque um dos braços me parece estar com pose equivocada. Dentre os heróis a escultura do barbaro meio orc está incrivel e junto com a sucubbus seriam as duas minis mais bacanas do set na minha opinião. Mas já que a diaba vai ganhar um box só pra ela, na minha opinião perdeu o status de rara e deixa de ser tão legal, pois vai cair em comum/incomum.

No geral a coleção agrada. É nas criaturas grandes que se encontram algumas das minhas maiores decepções, mas a uniformização e principalmente as esculturas de algumas miniaturas colocam o set em um patamar bem interessante.

Pra finalizar quero compartilhar com vocês uma imagem do set completo.



Pretendo iniciar um segmento de apresentação individual e comparativo entre as miniaturas de Pathfinder com D&D. Amanhã começo com goblins e aranhas.

4 comentários:

  1. Isso é só para coleção ou existem regras de skirmish?

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que não sei o que é abrir um booster. Na época que eu comprava cases era uma briga em casa, hehe. Eu e minha esposa dividíamos os boosters, mas eu sempre acabava deixando ela abrir alguns dos meus.

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente, achava o sistema de abrir boosters fechados com mais de uma mini dentro mais legal. Era sempre uma surpresa ver aquele bando de minis dentro do pack.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, estas miniaturas são de Pathfinder outra marca que não D&D. Portanto não são válidas para o skirmisher.

    No entanto vale dizer, que a empresa - Paizo - lançou uma pesquisa em seu site, para ver se existe interesse em um jogo de estratégia usando as miniaturas.

    Mas por enquanto é apenas colecionável e aplicavel em RPG.

    ResponderExcluir